Tungas
A tunga penetras é a menor espécie de pulga, conhecida popularmente como “bicho de pé”, seus principais hospedeiros são gatos, cachorros, porcos, roedores e o homem, encontrados em países tropicais e subtropicais da América, endemia de comunidades pobres, tanto nas área rurais como urbanas.
Essa espécie de pulga mede 1mm, e tanto o macho como a fêmea são hematófagos( se alimenta de sangue), se alimentando também de líquido teciduais, no entanto só a fêmea que penetra na pele,cortam o tecido com a boca e ao mesmo tempo salivam sobre o local, alojando-se principalmente nas regiões entre os dedos do pé e sob as unhas. Essa penetração pode demorar até dois dias, pois durante esse período é formado vários ovos (até 100), fazendo com que o abdome da fêmea se distenda, e uma parte seja vista por fora da superfície cutânea, causando uma tumoração clara, com um pontinho negro no centro, nesta fase são eliminados os ovos, que continuam a se desenvolver no solo.
CICLO DE VIDA DA TUNGA PENETRAS
SINTOMAS * Coceira caracteriza da saliva liberada pela fêmea; * Infecção e ulcera local;
AGRAVOS
Com o desenvolvimento da tunga penetrans na pele, pode ter infecções bacterianas, como clostridium tetani (agente do tétano), o paracoccidioides brasilensis (fungo), o clostrium perfringes (gangrena gasosa) entre outros, podendo causar deformações no pé. Tratamento
O tratamento pode ser feito em casa, quando não a agravos. Utilizamos um bacteriostático, para desenfectar o local, e com uma agulha esterilizada de ponta fina, faz o picotamento da pele, rompendo a mesma ao redor da tumoração, em seguida aperte o local, fazendo impulso para retirar o parasita por inteiro. Pois quando o animal se rompe na retirada se eleva o risco de causar uma infecção secundaria.
PREVENÇÃO * Dar banho seguido e utilizar coleiras antipulga nos animais domésticos (cães e gatos), * Pulverizar inseticidas nos locais com muito pó, com estercos e em com presença de