Tuiui 1
UNIP/ ICSC/ ICJ
Apresentação
Olá, pedagogos, psicólogos e advogados
Esse é o primeiro de uma série de textos didáticos, escritos especialmente para vocês, alunos da disciplina Ciências Sociais. Esses textos sistematizam as aulas, e seguem o programa da disciplina, que já é do conhecimento de vocês, mas eles não substituem a bibliografia oficial, citada no Plano de Ensino.
Um quadro resumo encerra o texto, mas não se limitem apenas na leitura do resumo! 1. Introdução
Vocês devem estar se questionando: “Afinal, qual a diferença entre
Antropologia (Homem & Sociedade) disciplina do semestre passado e Ciências
Sociais (Sociologia) desse semestre?” São várias as diferenças relacionadas ao objeto de estudo em cada um desses campos, mas a distinção fundamental reside no modo como essas duas ciências elaboram, e constroem seus “objetos” de estudo: enquanto para a Antropologia Cultural e Social, em todas as suas variantes, o objeto fundamental de estudo é a cultura (grosso modo o modo como os humanos sobreviveram no planeta ao longo do tempo), para a Sociologia o objeto fundamental de estudo é constituído pelas relações sociais que foram estabelecidas para essa sobrevivência, as mudanças operadas ao longo do tempo, qual o sentido dessas mudanças, e como podem ser compreendidas.
Assim, enquanto a Antropologia focaliza a Cultura, a Sociologia focaliza a
Sociedade. Todavia, Sociedade NÂO é o conjunto ou grupo de indivíduos, mas as relações que eles estabeleceram ao longo do tempo da história, nas condições em que viveram essa história. Por isso é possível um estudo sociológico de sociedades que não mais existem, mas cujo registro histórico seja disponível. É claro que, nesses casos, as relações entre Sociologia, História e Economia são estreitas, mas é assim mesmo: essas ciências são muito “aparentadas”, mesmo porque a Economia é o campo de conhecimento que