tudo
Descoberta dos elementos químicos e suas propriedades
Descoberta dos elementos químicos e suas propriedades
Monografia apresentada como exigência para obtenção da pontuação pendente na matéria de Química da Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.
Orientador:
Salvador
2014
RESUMO
Alguns elementos já eram conhecidos pelo homem desde a antigüidade, a saber, ouro, prata, cobre, ferro, chumbo, estanho, mercúrio e enxofre. Destes, sete são metais, tendo inclusive surgido uma teoria que tal seria o número máximo possível de metais existentes, cada qual associado a cada um dos corpos celestes então conhecidos.
Ainda no tempo da Alquimia, mais quatro elementos foram conhecidos no estado livre: arsênio, antimônio, bismuto e fósforo.
O assim chamado "arsênico"dos gregos e romanos, consistia em seus sulfetos naturais, um deles o "ouropimenta"(corruptela de "ouropigmento"), nome dado ao mineral constituído de sulfeto de arsênio. Não se sabe ao certo quem primeiro o obteve em estado elementar; costuma-se atribuir o feito a Alberto, o Grande (Albertus Magnus, 1193-1280), dominicano alemão, que obteve o metal pelo aquecimento de ouropimenta com sabão. Paracelsus, no séc. XVI, mencionou um processo de obtenção de arsênio pelo aquecimento do "arsênico" dos antigos com cascas de ovos.
O antimônio, tal como o arsênio, também já era conhecido dos antigos, provavelmente só na forma de sulfeto, que era usado para o escurecimento das pálpebras das mulheres. A imperatriz Cleóprata, do Egito, fazia uso desse composto para a pintura das pálpebras.
Palavras-chave: Elementos
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 29
REFERÊNCIAS 30
1 INTRODUÇÃO
O conceito atual de elemento químico, que é o de uma substância simples formada por somente um tipo de átomo (o que engloba todos os átomos de mesmo número atômico, mas de