Tudo sobre Pneus
Tudo sobre Pneus
Como comprar um pneu
Descubra quando está na hora de trocar o pneu e como escolher o melhor modelo para o seu carro e seu estilo de dirigir.
Diferente de combustíveis, óleos lubrificantes e a água do radiador, que você troca toda semana (dependendo do carro e do trajeto, todo dia), pneus são o tipo do consumível que demora para precisar de substituição. Com isso, quando chega a hora, podemos ficar confusos quanto ao que comprar e, perigosamente, quando é a hora de trocar.
Da invenção do pneumático, por um senhor chamado Goodyear, até o pneu que conhecemos hoje, foram precisos 64 de evolução e outras mentes brilhantes para seu aperfeiçoamento. Os nomes de todos os que contribuíram para a história do pneu hoje são marcas famosas – além de Goodyear, temos Michelin, Firestone, Pennington e Dunlop, entre muitos outros. A história é interessante, e a resumimos no final desta matéria (vale a leitura). Por ora, vamos tentar entender o que são e como funcionam os pneus.
Entendendo os pneus
Os pneus são os únicos pontos de contato entre veículo e a pista de rolamento. Só desse fato pode-se depreender que pneus apropriados e em bom estado são importantíssimos para a sua segurança e para o desempenho do carro.
Não importa o quão eficientes, potentes ou caros sejam o motor, os freios e o ABS: os três dependem sobremaneira da aderência dos pneus à estrada. Lembre-se de que não é o pneu todo que está em contato com o piso, e sim quatro (no caso de automóveis) pequenas áreas retangulares que somadas não chegam a trinta centímetros quadrados.
Um pneu é, simplificando bastante, um recipiente tubular fechado e flexível contendo ar comprimido com várias funções: suportar o peso do veículo, seus passageiros e sua carga servir como amortecedor contra buracos e irregularidades do solo transmitir o torque do motor para o chão, empurrando o carro para frente frear o carro, ao transmitir resistência contra o movimento das rodas no solo
Os dois