Tudo sobre petróleo
Introdução:
O Petróleo é um recurso não renovável que está se esgotando e logo chegará ao fim. Se isso realmente acontecer teremos que mudar totalmente nossa maneira de viver e nossos hábitos, pois, o mesmo nos fornece não apenas combustíveis mas a maioria dos utensílios que fazem parte do nosso dia a dia, como por exemplo, borrachas, colas, plásticos, explosivos, entre outros materiais.
Petróleo:
Por ser encontrado, normalmente, impregnado em determinada rochas porosas denominadas arenito, o nome petróleo significa óleo de pedra. Essas rochas porosas são localizadas em camadas geológicas sedimentares situadas na maior parte das vezes abaixo do fundo do mar. Quimicamente falando, o petróleo é uma mistura muito complexa de compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos, associados a pequenas quantidades de outras classes de compostos que contém nitrogênio, oxigênio e enxofre. Sobre a origem do petróleo, a teoria mais aceita afirma que se trata de um produto da decomposição lenta de pequenos seres marinhos, em geral animais e vegetais unicelulares, que permaneceram soterrados, preservados do oxigênio e submetidos à ação de bactérias, do calor e da pressão. À medida que novas camadas sedimentares foram sendo depositadas, elas exerceram pressão fazendo o petróleo migrar para a camada chamada rochas-reservatório. Essas rochas, podem estar localizadas próximas a superfície ou a aproximadamente 5 mil metros de profundidade.
PARTE BARBARA:
Essas ondas podem ser criadas por canhões de ar comprimido, que disparam pulsos de ar na água e, por meio de hidrofones, captam as ondas refletidas. Também é possível utilizar detonações com cargas explosivas no solo ou caminhões impactadores que golpeiam chapas pesadas dispostas no solo.
3º Extração: na terra, o petróleo é encontrado acima de água salgada e embaixo de uma camada gasosa em alta pressão. Assim, quando o poço é perfurado, o petróleo pode jorrar