Tudo sobre oee
O QUE É OEE?
OEE é uma forma de monitorizar e melhorar a eficiência dos seus processos de manufatura, é o chamado " best practices "( melhores práticas), o conjunto de ações que definem a melhor forma de gerenciar uma fábrica. OEE é simples e prático, divide as mais comuns e importantes fontes de perdas da produtividade industrial em três categorias primárias, oferecendo assim um excelente marcador para visualizar a situação da planta e onde aplicar as melhorias.
ÍNDICES DO OEE
O analise de OEE começa com o chamado TEMPO TOTAL OPERACIONAL, que é o lapso de tempo em que a fábrica está disponível para produzir.
TEMPO TOTAL OPERACIONAL
Do tempo total operacional, subtraímos o lapso de tempo denominado TEMPO DE PARADAS PLANEJADAS que inclui todos os eventos em que a fábrica não produz mas também não gera perdas, como manutenção preventiva, horário de refeições, reuniões sindicais ou períodos em que não tem nada a produzir. O tempo restante é o TEMPO DE PRODUÇÂO PLANEJADA.
TEMPO DE PRODUÇÃO PLANEJADA ( PARADAS PLANEJADAS )
O cálculo de OEE se inicia no tempo de produção planejada e visa indicar as perdas por máquina (disponibilidade), operador (performance) e materiais (qualidade).
DISPONIBILIDADE : as perdas por disponibilidade estão formadas por todos os eventos que param a linha de produção, como quebra de máquinas, falta de materiais, setup, etc. É o chamado " downtime ". O tempo restante é o TEMPO OPERACIONAL.
TEMPO OPERACIONAL ( PERDAS POR DISPONIBILIDADE )
PERFORMACE : a performance é o indicador de velocidade da linha de produção e engloba as perdas que impedem que a linha opere com a máxima capacidade de produção, como ineficiência do operador, falta de treinamento e também fatores como desgaste do equipamento e materiais fora de especificação. Subtraindo as perdas por performance obtém-se o TEMPO OPERACIONAL EFETIVO.
TEMPO OPERACIONAL EFETIVO ( PERDAS POR PERFORMACE )
QUALIDADE: as perdas por qualidade incluem