Associação portuguesa apoio à vítima - apav
A APAV tem como objectivo apoiar as vítimas de crime, suas famílias e amigos, prestando-lhes serviços de qualidade, gratuitos e confidenciais e contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas, sociais e privadas centradas no estatuto da vítima.
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) é uma instituição particular de solidariedade social, pessoa colectiva de utilidade pública, que tem como objectivo estatutário promover e contribuir para a informação, protecção e apoio aos cidadãos vítimas de infracções penais.
É uma organização sem fins lucrativos e de voluntariado, que apoia, de forma individualizada, qualificada e humanizada, vítimas de crimes, através da prestação de serviços gratuitos e confidenciais.
Fundada em 25 de Junho de 1990 é uma instituição de âmbito nacional, localizando-se a sua sede em Lisboa.
A APAV está organizada da seguinte forma: * Assembleia Geral; * Conselho Fiscal. * Direcção:
- Conselho de Associados Fundadores;
- Conselho Consultivo de Gestores.
Assembleia Geral é constituída por todos os associados em efectividade de funções e dirigida por uma Mesa.
Conselho Fiscal tem uma função de fiscalização interna da associação, designadamente zelar pelo cumprimento da lei e dos estatutos e verificar e dar parecer sobre contas, relatórios de gerência e financiamentos. Tem obrigatoriamente um revisor oficial de contas, cuja nomeação é independente da APAV, sendo designado pela Ordem dos Revisores Oficiais de Contas.
A Direcção é o órgão executivo da APAV, tendo como competências genéricas: * Representação da associação; * Gestão de topo e estratégica; * Definição de objectivos e orientações gerais de execução; * Orientação e garantia da gestão dos recursos humanos de acordo com o modelo; * Organizativo-funcional em rede, circular e por equipas de projecto.
A Direcção tem como apoio dos caracteres consultivo, tais como: * Conselho de