tudo pode ser modificado
Como construir uma educação democrática cujo currículo e cuja pratica pedagógica, levam em conta a heterogeneidade de classe social, etnia, sexo e cultura dos educandos (Kramer, uma alternativa curricular para a educação pg. 14.) Parece que, para muitos a ideia de currículo e assustador ou é considerado pronto e acabado que servirá para facilitar a organização de conteúdos metodológicos dentre outros. Para mim currículo é um conjunto de informação, de saberes experiências, realidades diferentes vivências, culturas diversidades e particularidades, e autonomia. Levando em conta esses e outras essenciais o currículo estará estabelecendo compromisso e caminho a percorrer com saída e chegada e por isso deverá constantemente ser avaliado e ser reconstruído sempre que for necessário. Assim como se faz importante a atuação coletiva do corpo pedagógico da escola.
Amaral (1998) ressalta que a educação precisa prestar um bom serviço á comunidade buscando atender as especificidades dos alunos que chegam á escola cabendo á educação adequar-se ás necessidades dos alunos e não os alunos ás necessidades e limitações escola.
A sociedade contemporânea vem sofrendo muitas interferências politicas econômicas, sociais, tecnológicas, fazendo com que mudanças também ocorram dentro das escolas, uma vez que o ensino precisa compreender quais são os conhecimentos necessários para capacitar o aluno e torna-lo agente de transformação social deste modo é importante ressaltar que a escola não é a única detentora de saber, visto que os meios de comunicação de massa e as tecnologias estão muito presente na atualidade.
Pensando sobre esta nova realidade escolar heerdt (2003, p.69) diz “o grande desafio, sem duvida, não é o de estar ciente desta transformação mais sim integra-las e contempla-las no trabalho educacional”.
Na educação contemporânea é necessário que a escola preocupa-se com o desenvolvimento de um sistema de ensino interconectado com os problemas da