Tudo haver
A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI. A política e a evolução tecnológica das últimas décadas têm impulsionado aumentos no comércio transfronteiriço. O investimento e a migração têm aumentado de tal ordem que muitos observadores acreditam que o mundo já entrou numa nova fase qualitativa quanto ao seu desenvolvimento económico. Embora vários estudiosos situem a origem da globalização em tempos modernos, outros traçam a sua história muito antes da era das descobertas e viagens ao Novo Mundo pelos europeus. Alguns até mesmo traçam as origens ao terceiro milênio A.C. No final do século XIX e início do século XX, a conexão das economias e culturas do mundo cresceu muito rapidamente.
Como o declínio do socialismo e a formação do mundo multipolar, muitos países, antes socialistas, passaram a adotar a economia de mercado.
O processo de globalização está extremamente ligado às revoluções tecnológicas, porque foram elas que deram dinamismo e rapidez ao mercado. As tecnologias que podem ser deferidas a essa questão está principalmente nas telecomunicações e no transporte, nas telecomunicações houve um desenvolvimento muito grande nas telefonias (telefones fixos, fax e celulares que facilitam as comunicações entre empresas facilitando a importação e exportação, empresas e consumidores, as direções são tomadas em um país e repassadas minutos depois, e posteriormente surgiu a internet, mais rápida e mais eficiente, facilitando os fluxos de capitais e investimentos, por fim, os satélites melhoraram a difusão de informações através dos veículos de comunicação em massa, como televisão e rádio), nos transportes as tecnologias foram nas rodovias,