Tudo Bvio Senso Comum
Ele inicia explicando o sistema de metrô de Nova York, afirmando que uma média de 5 milhões de pessoas o utilizam por dia e ele se encaixa como milagre e pesadelo, e apesar de todos os problemas técnicos, o metrô faz com que todos cheguem a seu destino. Duncan afirma que este não é o lugar em que as pessoas esperam encontrar a fonte da generosidade humana.
O psicólogo social e professor Stanley Milgram (1933-1984), era famoso por estudos sobre a obediência humana à figuras de autoridade, descobriu que as pessoas podiam realizar ações irracionais ou moralmente incompreensíveis apenas por que alguém lhes mandava (O estudo foi feito em 1961 a partir de pessoas comuns chamadas de instrutor/professor dando choques elétricos mortais em sua dupla na pesquisa caso estes errassem uma questão de uma série de perguntas, estes eram chamados de aprendiz/aluno e eram atores, os choques não eram reais e sim encenados por um ator). Mas o resultado, de qualquer maneira, foi surpreendente, 65% dos Instrutores foram até o fim do teste dando choques elétricos potencialmente letais. Esse estudo rendeu a ele o prêmio em psicologia social em 1964 da Associação Americana para o Avanço da Ciência.
Duncan afirma que o que esqueceram de ressaltar no estudo é o fato de que seguir as instruções das figuras de autoridade é como uma regra geral e indispensável que coordena o funcionamento de uma sociedade. De modo que quando essas regras fossem desobedecidas o mundo tornaria-se um caos facilmente. Para isso ele supõe situações em que alunos discutissem com professores, funcionários desafiassem seus chefes, e etc. Isso mostra que a organização social é estabelecida e mantida por regras ocultas que são imperceptíveis até o momento em que se vai contra elas.
Em 1970 Milgram propôs a uma turma de estudantes de psicologia um estudo social que procurava saber se havia alguma regra similar para se pedir deliberadamente o assento das pessoas no metrô, 68%