tudo bem
Promover saúde ou utilizar medidas preventivas significa prevenir a ocorrência ou a evolução da doença, a partir do entendimento de sua História Natural. Logo, níveis de prevenção são as barreiras que interpomos nas diversas etapas do ciclo evolutivo de uma determinada doença.
Níveis de Prevenção (propostos por Leavell & Clark):
Primeiro nível – Promoção da saúde
Segundo nível – Proteção específica
Terceiro nível – Diagnóstico precoce e Tratamento imediato
Quarto nível – Limitação do dano
Quinto nível – Reabilitação
Níveis de Aplicação
Em diversas doenças dispomos de vários métodos situados em um único nível de prevenção (p. Ex: Flúor na água de abastecimento; dentifrício fluoretado; verniz fluoretado; bochechos com solução fluoretada são todas medidas de segundo nível de prevenção.)
Como, onde e em quem vamos aplicar as medidas preventivas???? Logo, níveis de aplicação são níveis onde determinamos o tipo de ação exigida para a utilização dos níveis de prevenção. – Níveis de Aplicação
• 1° nível: Ação Governamental Ampla
• 2° nível: Ação governamental restrita
• 3° nível: Ação paciente/profissional de nível superior
• 4° nível: Ação paciente/profissional auxiliar
• 5° nível: Ação individual
Níveis de Aplicação
PACIENTE - PROFISSIONAL AUXILIAR
Os níveis de aplicação, estão relacionados a força do método, ou seja, a quem (profissional, estado, instituição, pessoas) será responsável pela sua execução.
4º Nível – Relação paciente-auxiliar. Este nível também envolve o paciente, contudo, aqui é a sua relação com a equipe auxiliar, ou seja, estabelece relações mais simples quando comparado ao 3º Nível =Relação paciente-profissional, aonde acontecem todas as ações/procedimentos que o profissional graduado pode executar de acordo com sua formação no paciente.
Alguns exemplos de Auxiliares da área da saúde e suas principais atividades com os pacientes, suas relações diretas e indiretas