Tubul O A C U Aberto
Tubulão a céu aberto é um tipo de fundação profunda, utilizada em terrenos arenosos, que consiste na escavação manual ou mecanizada do fuste e uma base alargada, esta por sua vez feita através de operários que descem através do fuste.
A principal característica que a diferencia de outras fundações profundas, é o fato de ter sua base alargada, permitindo assim que a carga a ser transmitida para o solo seja feita através do contado da base com e solo, e não pelo atrito lateral do fuste. Isto se dá necessário principalmente em terrenos onde o solo mais resistente fica em uma camada mais profunda, como segue na imagem a seguir:
Fonte: http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/20/artigo271662-3.aspx
Equipamentos
Os equipamentos utilizados devem seguir o projeto pré definido. Porém a execução prevê a utilização de equipamentos de segurança dos operários como óculos, capacete, etc. e para a execução são necessários tais equipamentos:
Sarilhos metálicos ou guinchos mecânicos, conforme o caso;
Carrinhos de mão;
Bombas de sucção ou submersas;
Tubo de concretagem ou tremonha;
Carregadeiras;
Caminhões basculantes;
Caminhões providos de pequenos guindastes;
Trado mecânico para escavação;
Rompedor hidráulico ou martelete;
Caminhões betoneiras;
Vibradores de imersão para concreto.
Materiais
São materiais básicos na execução de tubulões a céu aberto:
Concreto com fck ≥20 MPa;
Camisas de concreto armado com comprimento entre 0,5 m e 1,0 m;
Aço estrutural CA-50.
Dimensões
O fuste varia de 0,70 à 2,00m de diâmetro e altura indiscriminada, podendo chegar a grandes profundidades; porém é necessário se atentar às condições do solo para garantir a segurança do operário que irá abrir a base, certificando-se que não ocorrerá riscos de desabamento.
A base deverá ser dimensionada de maneira à sua altura não ultrapassar 1,80m, sua base deve ter a forma de tronco de cone (circular ou de falsa elipse), com um rodapé de no mínimo 20 cm de altura.