TCC PROJETO 2014
CURSO DE PEDAGOGIA
Navegantes, 17 de Outubro de 2014.
Claudete Lopes de Andrade Gouvêa RU: 956713
Tema:
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Problematização:
Qual o benefício da contação de história na educação infantil?
A história é fundamental na vida da criança, desenvolve a linguagem, auxilia na criação de textos, cria possibilidades pedagógicas criativas e estimulantes para concentração do aluno e instiga a imaginação, e futuramente faz com que essa criança seja criativa e construa seus próprios textos. A criança que é incentivada a ler histórias, ela se acostuma com a leitura e tem prazer em ler. Isso fará dela uma pessoa que tenha um bom vocabulário, uma boa escrita e uma pessoa bem informada entre tantos outros benefícios.
Justificativa:
A história tem grande influência nas nossas vidas, através delas conhecemos fatos, adquirimos experiências e criamos hábitos para leitura. Como observa Cagliani (2002, p.103) “A escrita tem como principal objetivo a leitura, e essa é a atividade fundamental para formação do cidadão”.
Como diz na Bíblia: “A fé vem pelo ouvir...” (RM10: 17). O hábito da leitura vem pelo ouvir, e ouvir história contada. História contada na alma fica guardada. Segundo Bussatto (2006, p 74):
“A intenção de inserir a história no contexto escolar é de propiciar, cultura, conhecimento, princípios, valores, educação, ética, além de contribuir para uma boa construção de relacionamentos afetivos saudáveis, como: carinho e afeto bons tratos, cuidados pessoais, reeducação alimentar, autoestima. onde as crianças têm prazer em ouvir e desta forma alcançando seus objetivos’’. Bamberger (1995, p.13) afirma que a “leitura é um dos meios mais eficazes de desenvolvimento sistemático da linguagem e da personalidade. Trabalhar com a linguagem é trabalhar com o homem”.
Objetivo Geral
Resgatar a arte de contar histórias, incentivando o hábito da leitura e despertando a imaginação.