Tubos
As tubulações podem ser classificadas, por exemplo, de acordo com o seu formato:
Tubos redondos: os mais comuns e aplicados em todo tipo de obra civil ou empreendimento.
Tubos quadrados: empregados no transporte de materiais diversos, podendo ser usados como tubos estruturais.
Tubos retangulares: tubos condutores de grande aplicabilidade em edifícios, para distribuição de água ou compor o sistema de gás (oferecem economia de espaço em locais apertados, como apartamentos).
Tubos trefilados: adequados para aqueles que procuram por precisão.
Tubos schedules: suportam grandes pressões por causa de sua espessura interna.
Os tubos ainda podem ser divididos pelas aplicações. Os tubos de condução são aqueles específicos para o transporte de material, seja ele líquido ou gasoso. Ostubos estruturais são mais resistentes, pois são aplicados para dar estabilidade a edificações ou compor equipamentos (também são chamados de mecânicos). Os industriais são aqueles tubos reforçados, pois precisam ser herméticos o suficiente para oferecer segurança às empresas que os empregam. Os tubos para caldeiras são os de aço carbono, que suportam pressões e temperaturas elevadas e os de esgoto são os voltados para o setor de saneamento básico.
Poderíamos ainda separar outros tipos, como flexíveis e rígidos, com ou sem costura, metálicos ou não metálicos. Dos acima citados, o que é mais adquirido e se aplica em diferentes atividades é, sem dúvida, o redondo. Pode ser produzido nos mais diferentes materiais, desde o PVC até o alumínio, e ser empregado em atividades domésticas ou no sistema produtivo de fábricas, usinas, etc. É largamente empregado na construção civil e seu