Tecnologia da informação e planejamento estratégico: conceito e importância
Credenciada pela Portaria Ministerial nº 3379 de 17/11/03
GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFOMAÇÃO
TRABALHO DE PLANEJAMENTO DE TI
AGNALDO MORAES DA SILVA JUNIOR
JAYME DE SENA RODRIGUES
ROBERTO SOARES RIBEIRO JUNIOR
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONCEITO E IMPORTÂNCIA
Belém
2013
INTRODUÇÃO
Existe hoje um consenso entre especialistas das mais diversas áreas de que as organizações bem sucedidas no século XXI serão aquelas centradas no conhecimento, no fluxo intenso de informações e em pessoas capacitadas participando de decisões importantes. Nesse contexto, um bom planejamento estratégico e a utilização da tecnologia da informação irão alavancar os negócios da empresa em médio ou longo prazo, potencializando o aumento da produtividade e lucratividade dessas organizações.
1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI E SUA IMPORTÂNCIA O Planejamento estratégico é um processo gerencial que leva em consideração as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. O planejamento permite desenvolver ações e atitudes dentro das organizações, levando a produzir um percurso do que deve ser feito para alcançar os objetivos almejados. Para corroborar com esta, os autores (Audy; Brodbeck, 2010, p. 23) argumentam que: O planejamento estratégico (PE) é uma abordagem poderosa para lidar com situações de mudanças, oferecendo grande auxilio em ambientes turbulentos como os de nossos dias. Merece, por isso, atenção como instrumento de gestão. Apesar de nos anos 60 o planejamento estratégico ter sido interpretado como único caminho para gerar competitividade em um mercado cada vez mais concorrido e complexo ele não é a única abordagem de gestão.(Audy; Brodbeck, 2010, p. 23)
O Planejamento estratégico em TI pode ser utilizado como facilitador na tomada de decisão da organização, na identificação das oportunidades de sistema de informação e assim apoiar os negócios empresariais, atendendo as