Tubo de Venturi
Atividade Estruturada Fenômenos dos Transportes
Salvador
2014
Tubo de Pitot
Consiste basicamente num tubo orientado para o fluxo de fluido a medir.
Visto que o tubo contém fluido pode assim ser medida a pressão do fluido em movimento (soma da pressão estática mais a pressão do ´fluido em movimento - a chamada taquicarga ou pressão dinâmica) : a pressão total.
A pressão total por si só não é suficiente para determinar a velocidade do fluido.
Todavia, visto que pela conhecida equação de Bernoulli da Mecânica dos fluidos, tem-se:
Pressão total ( ou de estagnação ) = pressão estática + pressão dinâmica (taquicarga) a pressão dinâmica é a diferença entre a pressão total e a pressão estática.
A pressão estática, isto é, a que não depende do movimento, pode ser recolhida por detectores adequados, chamados de (piezômetros) ou ser obtida a partir de um tubo que envolve o primeiro no sentido coaxial e possui orifícios laterais perpendiculares ao movimento(este tubo também é chamado tubo de Prandtl).
Os tubos de Pitot colocados nos aviões têm normalmente elementos de aquecimento para evitar que os orifícios fiquem obstruídos com o gelo. Alguns acidentes já ocorreram na aviação devido a obstrução de um ou mais tubos de Pitot.
TUBO VENTURI
O tubo de Venturi é um aparato criado por Giovanni Battista Venturi para medir a velocidade do escoamento e a vazão de um líquido incompressível através da variação da pressão durante a passagem deste líquido por um tubo de seção mais larga e depois por outro de seção mais estreita. Este efeito é explicado pelo princípio de Bernoulli e no princípio da continuidade da massa. Se o fluxo de um fluido é constante, mas sua área de escoamento diminui então necessariamente sua velocidade aumenta. Para o teorema a conservação da energia se a energia cinética aumenta, a