Amelie Poulain
4 periodo
Atps
Psicologia Humanista: a história de um dilema epistemológico
Humanistic Psychology: a history of an epistemological dilemma
Gustavo Arja Castañon
Universidade Estácio de Sá
Universidade Católica de Petrópolis Brasil
NOTA INTRODUTÓRIA
Humanismo seria a “perspectiva que se inicia com a suposição da inerente dignidade e valor da espécie humana e, como disciplina acadêmica ou artística, concentra a atenção no estudo e representação dos seres humanos e experiências humanas. As raízes do humanismo ocidental se situam no período da Renascença, quando estudiosos das línguas e dos textos gregos e romanos ficaram conhecidos como humanistas.
Já a Psicologia Humanista norte-americana surgiu há cerca de cinquenta anos, como terceira força capaz de fazer frente ao que julgava ser uma desumanização determinista da imagem do ser humano promovida pelo Behaviorismo e pela Psicanálise.
E qualquer posição assumida em oposição à crença religiosa ou outras formas de sobrenaturalismo. Em psicologia, qualquer perspectiva que procure sustentar os valores humanos apenas a objetos e eventos naturais.
O dilema seria adequar a imagem do homem ao método cientifico legado pela ciência moderna, imposto pelo Positivismo1 à Psicologia.
Nesse espírito, AS PSICOLOGIAS HUMANISTAS tem resistido não apenas à psicologia cientifica, mas também às teorias que enfatizam os aspectos negativos e patológicos da natureza humana.
Na psicologia contemporânea, o termo humanismo costuma ser aplicado às teorias e perspectivas na tradição de Carl Rogers e de Abraham Maslow, ou àqueles inspirados pela fenomenologia e pelo existencialismo
Desenvolvimento
Sob o ponto de vista histórico, entre outras fases e momentos de seu desabrochar, destaca-se na década de 1960, nos EUA, um movimento que refletia um sentimento de