Tubo de Pitot
ESCOLA DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
ENERGIA E FENÔMENOS DE TRANSPORTE
UTILIZAÇÃO DE UM SENSOR BASEADO EM TUBO DE PITOT PARA MEDIR
ESCOAMENTOS DE BAIXA VELOCIDADE.
por
Paulo Vítor Zamin
Trabalho Final da Disciplina de Medições Térmicas
Professor Paulo Smith Schneider pss@mecanica.ufrgs.br Porto Alegre, julho de 2010
RESUMO
Este trabalho apresenta uma análise sobre equipamentos de medida de vazão de fluídos em um tubo fechado e propõe a construção de um protótipo baseado em tubo de
Pitot. São apresentadas algumas peculiaridades e simplificações que são aplicáveis para escoamentos com baixa velocidade. Como o tubo de Pitot se baseia em pressões, e estas são bastante sensíveis em baixas velocidades, medidas de vazões muito baixas apresentaram certa dificuldade.
2
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
4
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
4
3. FUNDAMENTAÇÃO
5
4. TÉCNICAS EXPERIMENTAIS
6
5. VALIDAÇÃO DO EXPERIMENTO
7
6. RESULTADOS
9
7. CONCLUSÕES
9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
10
ANEXO I
11
3
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é desenvolver um medidor de vazão e realizar uma análise teórica de seu funcionamento, bem como a comparação entre os resultados obtidos na teoria e na prática. O equipamento deve ser capaz de operar entre as vazões de 2 e 10 litros por minuto e provocar o mínimo de perda de carga.
O trabalho será desenvolvido baseado em sensores que utilizam o princípio de pressão diferencial, mas especificamente um tubo de Pitot.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Vazão pode ser definida como o volume de um fluido que passa através da seção transversal de um escoamento durante um dado intervalo de tempo. Esta vazão pode ser medida em volume ou massa [DELMÉE 2003].
A maneira mais óbvia de medir vazão em um tubo é o método direto, ou seja, medis simplesmente a quantidade de fluido que se acumula em um recipiente durante
um