tuberculose
1. DEFINIÇÃO
A tuberculose é uma doença infecto contagiosa, causada por uma bactéria denominada Mycobacterium tuberculosis, mais conhecida por Bacilo de Koch, devido ao descobridor da bactéria. Outras bactérias podem causar a doença, como a Mycoabacterium Bovis, africanum e microti.
De acordo com a BVS, a tuberculose “afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro)”.
O principal transmissor do bacilo é o homem, mas também existem casos em que o gado doente, primatas, aves e outros mamíferos podem ser possíveis transmissores. “Calcula-se que durante um ano, numa comunidade, um indivíduo bacilífero poderá infectar, em média, de 10 a 15 pessoas”. (Ministério da Saúde).
O bacilo da tuberculose tem m período de incubação, que dura cerca de 4 a 12 semanas após a infecção, sendo detectadas então as lesões primárias. A intensidade da infecção irá depender de alguns fatores, como por exemplo, situação imunológica, condição social, algumas doenças crônicas, dentre outras.
2. SINAIS E SINTOMAS
Os sinais e sintomas podem ser distintos e nem todos os pacientes demonstram estar com tuberculose, a esses chamamos de doentes assintomáticos. Os que apresentam as manifestações clínicas aparentes são os pacientes sintomáticos.
Resumidamente, podemos listar os principais sinais e sintomas em:
Tosse persistente por mais de 3 semanas, podendo ser ou não seguido da presença de secreção por mais de quatro semanas;
Cansaço;
Febre no final da tarde;
Sudorese noturna;
Dispnéia;
Falta de apetite;
Dor no peito
3. HISTÓRIA
A tuberculose no mundo teve o seu primeiro vestígio de existência antes de cristo. A que no Brasil no por volta do fim do século XVIII a doença teve uma conotação de ‘doença romântica “doença caracterizada por atingir poetas e intelectuais da época, já no fim do século XIX e no XX tornou-se como um mal social pois houve incidência da