tuberculose
CARAGUATATUBA-SP
2014
Paulo Rafael Franco de Oliveira
TUBERCULOSE
Seminário apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de Gestão em Saúde, ministrada pela Prof. Mestre. Renilson Silva , no 3º Semestre Diurno do curso de Enfermagem do Centro Universitário Módulo.
CARAGUATATUBA
2014
Sumário
1-Introdução
A tuberculose afeta a humanidade desde os inicio de sua existência, tornou se apartir do século XIX coincidindo com período da industrialização em decorrência desordenada ocupação de espaços urbanos, uma das mais importantes causas de sofrimento e morte em todos os séculos. Para os países ricos a doença nunca deixou de ser um grave problema de saúde pública então podemos ter uma noção que esta doença ela ataca pessoas de vários tipos de classes sociais, Pois é um grande problema de saúde pública para os países pobres e em desenvolvimento. Em termos mundiais, ela é, das doenças com agentes específico, a que causa o maior numero numero de mortes cerca de 3.000.000 de óbitos por ano ou seja 99% das quais em regiões subdesenvolvidas, na passagem do século XXI sua distribuição geográfica embora releve se bastante desigual, guardando uma relação com os índices sócio econômicos das diferentes nações, concentrando se 80% dos casos em 21 países.
A tuberculose é um problema constante em nosso pais, o Brasil juntamente com outros 21 países em desenvolvimento albergam 80% dos casos mundiais da doença. O Brasil estima que ocorra cerca de 129.000 casos por ano, dos quais são notificados cerca de 90.000 casos. Em 1998 o coeficiente de mortalidade por causa da tuberculose chegava 3,5 por 100.000 habitantes, entretanto não representam a realidade do nosso país, a grande parte dos nossos infectados pela patologia não são diagnosticadas oficialmente.
O Ministério da Saúde em 1999, definiu diretrizes para ações e