TUBERCULOSE Port
A tuberculose é uma das doenças mais antigas que acometem os seres humanos. Esta doença é causada por bactérias que pertencem ao complexo do Mycobacterium tuberculosis e afeta habitualmente os pulmões, embora outros órgãos possam ser acometidos em até 33% dos casos. Quando tratada corretamente a TB é curável em praticamente todos os casos. Se não for tratada, a doença pode ser fatal em 5 anos em 50 a 65 % dos casos.
Agente Etiológico
Das espécies patogênicas pertencentes ao complexo do M. tuberculosis, o agente mais comum e importante da doença é o M. tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). É uma bactéria aeróbia delgada, em forma de bastonete, não formadora de esporos. Uma vez corados, os bacilos não podem ser descorados pelo álcool-ácido, característica que Justifica sua classificação como bacilos álcool-ácidos-resistentes (BAAR).
Outros agentes:
1. M. bovis
2. M. africanum
3. M. microti
4. M. canetti
Epidemiologia
A OMS estimou em 9,4 milhões o número de novos caos de Tb no mundo inteiro., dos quais 95% em países em desenvolvimento, principalmente na Ásia e África. Estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas morrem anualmente no mundo por conta da tuberculose.
Os principais fatores de risco associado: pobreza, miséria, conglomerados urbanos, desmantelamento do sistema de saúde, pandemias pelo HIV.
Do momento da exposição até a infecção
O M. tuberculosis é mais comumente transmitido de uma pessoa com tuberculose pulmonar infecciosa para outras pessoas por núcleos de gotículas, que são aerossolizadas pela tosse, espirro ou fala. O risco de aquisição da infecção é determinado principalmente por fatores exógenos ( contato com pessoa infectada, intimidade, duração do contato, grau de infectividade do caso e ambiente compartilhado).
Do momento da infecção até a doença
O risco de desenvolver a doença após ter sido infectado depende, em grande parte, de fatores endógenos, como as defesas imunológicas inatas e não imunológicas do individuo, bem como o