Imunologia - hipersensibiladade

931 palavras 4 páginas
HIPERSENSIBILIDADE

INTRODUÇÃO

As desordens causadas pela resposta imune exagerada ou inapropriada, em relação a um antígeno, do nosso corpo são conhecidas como hipersensibilidade, essas respostas podem causar lesões sobre células ou tecidos normais do nosso organismo e inflamações, popularmente chamadas de alergias, que em alguns casos pode ser perigoso e prejudicial a nossa saúde e necessitam de cuidados maiores. Por esse motivo conhecer as causas, classificações e tipos de doenças que podem surgir desse tipo de patologia são tão importantes.

CLASSIFICAÇÃO

O sistema imune é necessário para defender o hospedeiro contra infecções. No entanto as próprias respostas imunes são capazes de causar lesão tecidual e doença. Os distúrbios causados por respostas imunes são denominados doenças de hipersensibilidade. Esta designação originou-se da ideia de que a resposta imune a um antígeno pode resultar em sensibilidade à provocação com aquele antígeno e, portanto a hipersensibilidade é um reflexo de respostas imunes excessivas ou aberrantes. As doenças de hipersensibilidade podem ser causadas por dois tipos de respostas imunes anormais. Primeiro, as respostas a antígenos estranhos podem ser desreguladas ou descontroladas, resultando em lesão tecidual. Segundo, as respostas imunes podem ser direcionadas contra os antígenos próprios (autólogos), como o resultado da falta de tolerância. Respostas contra os antígenos próprios são denominadas auto-imunidade, e os distúrbios de hipersensibilidade causados por elas são denominados doenças auto-imunes.

DEFINIÇÃO

Reações de hipersensibilidade requerem um estado pré-sensibilizado (imune) do hospedeiro. É uma resposta adaptativa que ocorre de forma exagerada ou inapropriada, causando reações inflamatórias e dano tecidual. A hipersensibilidade é uma característica do indivíduo e não se manifesta no primeiro contato com o antígeno indutor da reação de hipersensibilidade, mas geralmente aparece em contatos

Relacionados