Ensaio cientifico
DEPARATMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TEORIA DA CONTABILIDADE
ROGIENE BATISTA
ENSAIO CIENTÍFICO
Por que o Brasil adotou as normas internacionais de contabilidade – IFRS?
Salvador/BA
2013
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DEPARATMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TEORIA DA CONTABILIDADE
ENSAIO CIENTÍFICO
Por que o Brasil adotou as normas internacionais de contabilidade – IFRS?
Ensaio Científico apresentado na disciplina – Teoria da Contabilidade ministrada pelo Professor Dr. Antônio Carlos Ribeiro na Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia – requisito final de avaliação da disciplina.
Salvador/BA
Abril/2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..................................................................................................1 2. O BRASIL ADOTA AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE – IFRS...............................................................................................................1 3. DIFERENÇAS ENTRE AS IFRS E AS NORMAS BRASILEIRAS...................8 4. CONCLUSÃO..................................................................................................12 5. REFERÊNCIAS...............................................................................................14
1. INTRODUÇÃO
No presente ensaio científico será feita uma análise do Por que o Brasil adotou as normas internacionais – IFRS. Assim, serão mostrados os esforços dos órgãos reguladores em levar as empresas de todos os tamanhos a implantarem as IFRS. Muitos foram os desafios trazidos por essa adoção, mas muitos foram os benefícios. Como o Brasil vem se destacando no cenário internacional se fez necessário que ele adotasse uma linguagem internacional de contabilidade para que os usuários das informações contábeis tenham condições de compará-las com as de outras empresas.
Desta forma, foi feita uma revisão de literatura onde se buscou identificar o que os autores