Tuane
Materiais de Construção Mecânica
Cobre e Suas Ligas
AMIR RIVAROLI JUNIOR
Pindamonhangaba, 30 de Maio de 2014
1° Semestre - Tecnologia em Manutenção Industrial - NOITE
Grupo III - Cobre e Suas Ligas
Integrantes:
Felipe Meale
Marcelo Benedito
Pedro Henrique dos Santos
Richard Rodrigues
Tuane Stefania Santos
Wylguiner Guilherme dos Santos
INTRODUÇÃO
•
A palavra COBRE deriva do termo “aes cyprium”, que significa metal proveniente da
Ilha de CHIPRE, onde foi descoberto em estado natural durante a Antigüidade, mais tarde conhecido como “cuprum”, palavra latina que deu origem ao símbolo Cu.
•
O cobre é um dos metais mais antigos da civilização mundial, datando seus primeiros usos desde 8.700 anos a.C.
•
Marcou a história com a Idade do Bronze (Cobre + Estanho) e o domínio de posse e tecnologia do cobre representava nos povos da época riqueza e poder.
•
O cobre é um metal de transição avermelhado, que apresenta alta condutibilidade elétrica e térmica, só superada pela da prata.
O Cobre
O cobre é extraído na natureza em estado nativo e combinado formando minérios que podem ser óxidos ou sulfetos, conforme apareça associado ao oxigênio ou ao enxofre. Os principais minérios de cobre são a calcosita (sulfeto de cobre), calcopirita (sulfeto duplo de ferro e cobre) e cuprita (óxido de cobre). São o terceiro metal mais utilizado no mundo, perdendo apenas para os aços e para o alumínio e suas ligas. Sua densidade é de 8,94 g/cm³, um pouco acima da do aço, e sua temperatura de fusão é de 1083ºC.
O tratamento metalúrgico consiste simplesmente na redução do minério, feita em forno de cuba com combustível e fundente.
O cobre é um metal não ferroso e não magnético que se funde a 1 080 °C. Depois da prata, é o melhor condutor de eletricidade e calor. É dúctil e maleável e pode ser laminado a frio ou a quente. Ao ser laminado a frio, estirado ou estampado, adquire