tu guera
Trabalho por Grazielle S. M., estudante de Medicina @ , Em 22/04/2003
Tamanho da fonte: a- A+a) Isquemia: redução ou abolição do suprimento sangüíneo para um órgão ou região.
CI: Doenças cardíacas que resultam de desequilíbrio entre oferta e demanda de oxigênio no miocárdio (Angina pectoris, Infarto agudo do micárdio). Geralmente resulta de uma obstrução parcial ou total das artérias que suprem o coração.
Circulação coronariana
Geralmente existem dois pontos de saída para as coronárias (maior proteção do que se fosse uma só. As artérias coronárias esquerda e direita correm nos sulcos atrioventriculares.
Da a. coronária esquerda partem interventricular anterior (anterior, lateral, posterior do ventrículo esquerdo; anterior do ventrículo direito; anterior do septo interventricular) e a. circunflexa (parede posterior do ventrículo esquerdo).
Da a. coronária direita partem o ramo interventricular posterior (porção posterior do septo interventricular) e ramo marginal (parede anterior e lateral do ventrículo direito ).
Padrão terminal: não existe ligação entre os ramos das coronárias. Mais comum nos primeiros anos de vida.
Padrão não terminal: ligação entre territórios direito e esquerdo (circulação colateral). Forma-se ao longo da vida, dependendo do indivíduo e atividade física.
A distribuição de sangue no miocárdio não é homogênea. A região mais próxima ao endocárdio e portanto mais perto da cavidade ventricular é menos perfundida devido ao grande gradiente de pressão desenvolvido e a compressão dos pequenos vasos.
Causas:
Redução da oferta de oxigênio para o miocárdio (aterosclerose, trombose, vasoespasmo, anemia, doenças respiratórias - enfisema pulmonar).
Aumento súbito da demanda de oxigênio ( esforço físico, estresse, emoções).
Ambos os fatores.Fatores de risco:
Aterosclerose e todos os fatores predisponentes que levam a ela.
HAC: hipertensão arterial crônica. A hipertrofia de ventrículo para