Tsunami
As tsunamis são ondas gigantes com grande concentração de energia, que podem ocorrer nos oceanos. Elas são provocadas por um grande deslocamento de água que ocorre após uma movimentação de placas tectônicas abaixo dos oceanos. Estes terremotos marítimos, conhecidos como maremotos, deslocam uma grande quantidade de energia formando uma ou mais ondas (tsunamis) que podem atingir as costas dos oceanos, podendo provocar catástrofes.
Prevenção
Atualmente, vários países possuem equipamentos capazes de identificar a formação e propagação de tsunamis. Com dados destes tipos, os governos podem adotar planos para deslocar populações de áreas de risco, que possam ser atingidas por estas ondas gigantes.
O planeta Terra apresenta diversos fenômenos, um deles é o Tsunami, denominação oriunda da língua japonesa que significa onda de porto. Tsunami de uma forma simples corresponde a uma gigantesca onda produzida a partir de anomalias sísmicas, sua característica é sempre destrutiva quando atinge as áreas costeiras.
Os distúrbios sísmicos podem ter várias origens como deslocamento da crosta oceânica no sentido vertical que impulsiona a massa de ar para cima, erupções vulcânicas, desmoronamento de terras ou gelo e também queda de meteorito.
Esse fenômeno é medido ou avaliado a partir da amplitude e velocidade. Um dos maiores ou um dos mais devastadores Tsunamis do século XX ocorreu por causa do Grande Terremoto do Chile que aconteceu em 22 de maio de 1960, esse foi o maior terremoto já registrado com 9,5 graus na escala Richter.
Quando ocorrem distúrbios sísmicos na crosta marinha se formam ondas, essas são propriamente os Tsunamis, existem relatos da ocorrência desse fenômeno cuja velocidade atingiu uma incrível proximidade de 1.000 quilômetros por hora e ondas com mais de 30 metros de altura.