trânsito
O Movimento MAIO AMARELO nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e, mais do que chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito no país e no mundo, mobilizar o seu envolvimento e também dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o tema exige, nas mais diferentes esferas.
Sobre o Maio Amarelo - Inspirado em movimentos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que abordam, respectivamente, as temáticas Câncer de Mama e Câncer de Próstata, o Maio Amarelo tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de mortos e feridos no trânsito. Isso considerando que os acidentes de trânsito assumem, no momento atual, o perfil de uma epidemia para a qual deve haver medidas preventivas e combativas. Por este motivo, o símbolo do Movimento é um laço na cor amarela, ressaltando que a segurança no trânsito, a exemplo da Aids e outras doenças, também é uma questão de saúde.
O DETRAN-PE estará à frente das ações do projeto Pernambuco Amarelo, marcando a adesão do Estado ao Movimento Internacional Maio Amarelo. O objetivo é promover ações durante todo o mês com base nas propostas da Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com apoio do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). O DETRAN-PE, em parceria com o Rotary de Pernambuco, convoca órgãos públicos, shoppings e outras empresas, entidades de classe, associações e demais representantes da sociedade civil organizada para,