TRÁFICO DE ÓRGÃOS E PESSOAS
Ao longo deste trabalho veremos o que é o tráfico de pessoas e órgãos, como acontece, quando, e onde, o porquê, e diversos outros fatores que contribuem para o número de casos sobre este assunto. Entretanto, no contexto da globalização, adquiriu novas e chocantes dimensões. Sendo este um fenômeno complexo. O trabalho enfoca, ainda, as Leis existentes e o tipo de pena direcionado para cada crime específico para a repressão desses tráficos. A metodologia utilizada para a pesquisa foram livros e dados retirados da internet, permitindo, assim, uma pesquisa atualizada com as últimas notícias estatísticas e movimentos lançados a respeito do Tráfico. O respectivo trabalho busca ao longo de seus capítulos desenvolver desde a noção do que é definido como tráfico, considerando em seu desenvolvimento questões como rotas do tráfico, principais causas, etc.
1 O QUE É TRÁFICO?
De modo geral, é a prática de comércio de mercadorias de forma ilícita, seja de entorpecentes, plantas, animais ou mesmo de humanos.
2 OS TIPOS DE TRÁFICO
Existem diversos tipos de tráficos, tais como: drogas, animais, armas, sangue etc., porém daremos ênfase em dois tipos: órgãos e pessoas.
2.1 TRÁFICO DE ÓRGÃOS
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o comércio ilegal de órgãos ocorre quando os órgãos são retirados do corpo com a finalidade de transações comerciais. A OMS justificam estas ações, afirmando que "O pagamento pelos órgãos provavelmente tira partido indevido dos grupos mais pobres e vulneráveis , mina a doação altruísta e leva à especulação e ao tráfico humano". Pesquisas indicam que o comércio ilegal de órgãos está em ascensão, com um relatório recente da Global Financial Integrity estimando-se que o comércio ilegal de órgãos geram lucros entre $600 milhões e $1.2 bilhão por ano, com uma extensão longa em muitos países, não limitada a: Paquistão, Índia, África do Sul, Filipinas, Israel, Colômbia, região dos