Tráfico de drogas, prostituição e suas consequências
O uso de drogas é um fenômeno mundial, e acompanha a humanidade desde as primeiras civilizações. Hoje, apesar de varia de região para região, afeta praticamente todos os países. Entretanto, nas ultimas décadas, a tendência para o uso de drogas, especialmente entre jovens, tem vindo a acentuar-se, merecendo uma maior atenção, por parte das autoridades e da sociedade em geral. O tráfico de drogas cresceu especularmente durante os anos 80, e é um comércio capitalista, onde é sempre estimulada pelo lucro, como conseqüência o usuário pode começar a roubar, sequestrar, entre outros meios para conseguir adquirir a droga.
A prostituição é como uma troca consciente de favores sexuais por interesses não sentimentais ou afetivos. Normalmente a prostituição consiste na troca de sexo pelo dinheiro, mas muitas vezes a troca acontece entre relações sexuais e favorecimento profissional ou bens materiais. Apesar de existir prostituição masculina, a mais comum é a praticada pelas mulheres. E são nesses temas que vamos basear o nosso trabalho.
Drogas
Nosso corpo necessita de sensações que nos levam ao prazer, nosso cérebro é quem comanda esta dependência através dos neurotransmissores. O consumo de alguns alimentos, como chocolate e café, estimulam a produção de serotonina, que é um neurotransmissor cerebral responsável pela sensação de prazer e felicidade. Para se ter uma idéia, devido aos efeitos benéficos, estes alimentos são muito consumidos e, dependendo da freqüência de consumo, podem chegar até a viciar uma pessoa sensível. Mas, o problema começou quando surgiram substâncias perigosas: as drogas. Elas possuem praticamente o mesmo princípio ativo de alguns alimentos, por exemplo: o chocolate que tem Anandamida, um tipo de gordura que ativa os mesmos receptores químicos cerebrais envolvidos no consumo da maconha.
A Anandamida é um análogo do princípio ativo da maconha, tem funções no sistema nervoso e no sistema imune (defesa do organismo). Este tipo de