Tráfico de animais
O animal silvestre, diferente do animal doméstico, é aquele que vive distante do ser humano e em seu habitat natural. Animais como papagaio, arara e o jabuti são espécies silvestres.
Essas espécies sofrem com as investidas do tráfico de animais silvestres, prática de comércio ilegal que comercializa essas espécies no Brasil e, principalmente, no mercado estrangeiro. Em todo o mundo, estima-se que o tráfico de animais silvestres movimente mais de 10 bilhões de dólares, perdendo somente para o tráfico de drogas e de armas.
O Brasil é um dos principais alvos dos traficantes devido a sua imensa diversidade de peixes, aves, insetos, mamíferos, répteis, anfíbios e outros. No Brasil, o tráfico de animais é a terceira maior atividade criminosa, movimentando aproximadamente cerca de 1,5 bilhões de dólares ao ano. O tráfico ameaça as espécies, sobretudo, que já se encontram em nível de ameaça de extinção.
Cada animal é importante na manutenção de um determinado ecossistema e ajudam na manutenção do equilíbrio da natureza, por fazerem parte do extenso equilíbrio ecológico. Quando se retira um animal da natureza, é como se quebrássemos ou, ao menos, enfraquecêssemos o elo de uma corrente.
Todos os anos mais de 38 milhões de animais selvagens são retirados ilegalmente de seu hábitat no país. Os traficantes costumam transportar as espécies por meio de caminhões, ônibus e carros particulares. Na maioria das vezes, os animais são maltratados viajando em péssimas condições, sem alimentação, hidratação e sem ventilação. Num grupo de 10 espécies capturadas, em média, nove morrem antes de completarem a rota.
A principal rota do tráfico no Brasil se concentra nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e essas espécies são compradas no Rio de Janeiro, São Paulo e em outros países.
Questões 1. O que é um animal silvestre? Dê exemplos de animais silvestres. 2. Qual problema os animais silvestres enfrentam? 3. O que é tráfico de animais? 4.