TRUMAN
Cena 1:
A cena onde Trumam começa a perceber que sua vida que era tão perfeita, não é exatamente o que ele esperava, e que todos a sua volta escondiam algo que só ele não sabia. Seu comportamento passa a ser operante, pois quando algo acontecia que ele achava ser diferente do normal que deveria acontecer como todo o dia. Trumam percebe que tem a opção de permitir ou não, neste momento trumam passa a ter atitudes que não condizem com a sua maneira de ser, sua esposa tenta convencê-lo que sair da cidade não seria a melhor opção. Então Trumam duvida da esposa e passa a segui-la para descobrir o que ela esconde.
E descobre que tudo a sua volta e combinado que todos fazem sempre as mesmas coisas e que um ato dele diferente já muda tudo, nesta cena alem o do comportamento operante e respondente, temos também a esquiva da esposa ao tentar mudar seu pensamento a fuga de Trumam para tentar sair da cidade, por fim Trumam tenta mudar os estímulos que o faz sempre fazer as mesmas coisas, pois Trumam deseja mudar ele deseja descobrir a verdade. Mas sofre punições por suas ações.
Cena 2:
A cena em que Trumam cola partes da foto de seu grande amor e começa lembrar-se de vários momentos. Traz a Trumam um tipo de comportamento respondente, pois as lembranças e momentos o fazem chorar.
Após vários acontecimentos como o ver seu pai, que havia morrido em um acidente no mar. Trumam começa a montar seu quebra cabeça e passa a ter um comportamento negativo um tipo de reforço para que as pessoas mudem seu comportamento.