Trsbslho esd

1113 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS PATO BRANCO

Jessica, Amarildo, Willian, Willians, Gislei.

DESCARGA ELETROSTÁTICA (ESD)

Pato Branco – PR
Novembro de 2011

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO _______________________________________________ 2
2. DESENVOLVIMENTO _______________________________________ 3 2/1. Causas do ESD 2/2. Como evitar _____________________________________________ 4 2/3 Classificação dos materiais em relação ao acúmulo de cargas _________________________________________________________ 5 2/4 Tensão Eletrostática Típica ________________________ 5 2/5 Tipo de materiais __________________________________ 6 2/6 Sensibilidade Típica dos Semicondutores ____________ 6 2/7 Tipo de falhas ____________________________________________ 7 2/8 Causa das Falhas por ESD _______________________________ 7
3. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO ANTIESTÁTICA __________ 8
4. CONCLUSÃO ________________________________________________ 14
5. REFERÊNCIA ________________________________________________ 15

1 – INTRODUÇÃO
A Descarga Eletrostática (ESD do inglês Electro Static Discharge) define-se como a transferência de energia entre dois corpos carregados com potenciais diferentes causada por contacto direto ou induzida por um campo eletrostático.
A ESD afeta principalmente os circuitos integrados como componentes ou as placas onde esses componentes estão inseridos. A tendência para a micro miniaturização e maiores velocidades de processo indicam que o problema da ESD vai continuar a afetar a indústria eletrônica de maneira cada vez mais severa.

2 – DESENVOLVIMENTO
2/1 Causas do ESD
A ESD é freqüentemente causada pelo contato das pessoas com algumas superfícies, por isso quem trabalha com equipamentos eletrônicos é obrigado a usar equipamentos de proteção contra ESD: pulseiras, calcanheiras, luvas e avental.
O ESD aumenta quando ocorre: baixa umidade relativa do ar inferior a 40%, manuseio de materiais sintéticos, plásticos,

Relacionados