A cultura dos ordos
Aluno: Raul Bruno Dutra – 12/0040891
Localização no mapa atual: Região do planalto de Ordos e de deserto com mesmo nome, sendo este parte do grande deserto de Gobi, China. Há resquícios culturais deste povo na região de Qingyang e Linfen, ao sul de Ordos e região centro-norte da China.
Datação cronológica e historiográfica: Fosseis humanos encontrados na região de Ordos foram datados entre 30.000 a 15.000 anos. Os Ordos eram de origem mongolóide e viviam distribuídos pela atual região da China. Esta cultura foi ao longo do tempo se misturando com outras culturas das diversas etinias existentes nesta região e desaparecendo também por meio da colonização pelos diversos impérios e dinastias dominaram esta região a partir do século 2 DC.
Culturas anterioes e posteriores: Houve uma sequência de povos que receberam os nomes de acordo com os locais onde viviam ou por onde deixaram traços de sua cultura. Por onde a cultura ordosiana se espalhou, foram criadas denominações diferentes como os povos Salawusu, Shiyu, Xichuan e Xiaonanhai, por exemplo.
Principais manifestações culturais: A produção cultural dos povos habitantes em Ordos é crescente com o passar do tempo. Desde pequenos trabalhos com ossos por volta de 26000 AC, passando por adornos feitas de ossos e pedras até peças feitas com dentes de animais datadas entre 18000 e 1000 AC. Em geral, são peças simples feitas com pouca transformação, como polimento ou raspagem. O uso do metal aparece somente quando se fala de Xiongnu, povo de origem nomade que passa a dominar essa região, após a união sob um único líder.
“Cavalo feito de prata”. Por volta do século 4 a 1 aC. Não há registro de agricultura ou domesticação na cultura ordosiana. Os povos que habitaram a região de Ordos eram caçadores e coletores.
Relações Metafísicas. Pensamentos mágico/religioso: Foram descobertos fosseis humanos com junto com perolas e hematita. Há uma suposição de que