Trovadorismo
TROVADORISMO:
Foi um movimento literário que corresponde a época da Idade Média, no período feudal. É considerado o primeiro movimento literário da Língua Portuguesa, mas o Trovadorismo se espalhou por toda a Europa.
As cantigas e as novelas de cavalgaria surgiram em Portugal num momento em que Europa vivia a transição da alta Idade Média (XI a XV). Colocaram em segundo plano a Religião que naquele momento tinha predominado na cultura medieval. E tratando de temas amorosos e de aventura de cavaleiros em busca de honra e do amo de uma donzela. A produção literária desse período representou um importante passo para a formação de uma cultura.
A sociedade feudal
A igreja prestava ajuda espiritual e a nobreza proteção militar e em troca exigiam pagamentos das classes trabalhadoras.
A posse da terra
A Igreja foi a maior proprietária de terras no período feudal através de doações: homens que pecavam e com medo de não passarem para o lado direito de Deus quando morressem doavam a Igreja para terem perdão de Deus; outros doavam porque achavam que a Igreja ajudava os doentes e aos pobres; e alguns nobres quando venciam uma luta e tomavam posse das terras, doavam uma parte a Igreja.
O amor cortês
Presente no gênero mais refinado do trovadorismo provençal, onde o poeta em suas poesias assume o amor pela amada. O trovador apaixonado exalta, elogia e dirige-se a mulher de alta linhagem considerando-a superior a ele, impossibilitando o amor entre eles. Muitas vezes a mulher amada era a esposa do seu senhor.
O perigo vem das mulheres
As mulheres das casas mais ricas recebiam tratamento diferenciado dos homens porque representavam um perigo à paz da família, principalmente aquelas mais inclinadas ao pecado. Eram condicionadas às ordens do chefe da casa.
A pintura gótica
A arte era produzida praticamente com fins religiosos, onde muitas pinturas eram utilizadas como recursos didáticos para a população analfabeta e também como para intensificar