Filosofia e Ética
1) Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?
R: Os gregos inventaram a filosofia pela necessidade de alcançar um saber ilimitado que seja neutro e universal, abrangendo todas as formas de pensar, procurando a compreensão da verdade em sua totalidade, sem basear-se em dogmas ou senso comum.
2) Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.
R: Para o senso comum, a filosofia procura ligar os valores morais à verdade, como conceito de estilo de vida ou forma de se viver. São conhecimentos repassados de geração à geração. O que difere do conceito dado pelos gregos, que deve ser neutra e distinta de qualquer crença, não seguindo dogmas ou qualquer estilo.
3) Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?
R: Tanto a ciência quanto a filosofia se baseiam na razão pela busca da verdade através da investigação, ambos partem de uma fundamentação racional, pois a raiz da ciência é incorporada na filosofia. É por meio dos ideais filosóficos como a razão, e conceitos com a pretensão de conhecer o todo, na tentativa de responder os "porquês" tendo-se por base, raciocínios filosóficos.