Trovadorismo
Data : 22/08/14.
Componentes : Fabiana Cruz, Michele Caroline e Roseane Fraga.
Professora : Jozélia. Série/Turma : 1º B. Turno : Matutino.
Trabalho de Português
Agosto/2014
Trovadorismo
O Trovadorismo foi o primeiro período da literatura portuguesa e significa na história da literatura, todo o conjunto das manifestações literárias galego-portuguesas, em verso e em prosa. Para os historiadores o Trovadorismo aconteceu entre os anos de 1189 e 1385. O Trovadorismo também corresponde a uma das fases mais turbulentas de Portugal, mas isso não trouxe ainda a paz ao pequeno país nascente, pois faltava conquistar as terras do sul, dominadas pelos árabes desde o século VIII.
Para entendermos um pouco sobre as principais características das manifestações artísticas e literárias desse período, ou seja, da história da Península Ibérica, é necessário alguns aspectos : Costuma-se dividir a Idade Média europeia em três períodos : Alta Idade Média; Idade Média “Clássica” e Baixa Idade Média. Portanto, o Trovadorismo corresponde ao período de passagem da Idade Média Clássica para a Baixa Idade Média, nessa mesma época o Feudalismo já estava em declínio. A reconquista do território, faz prolongar, na nobreza ibérica, o espírito guerreiro e aventureiro das Cruzadas. Teocentrismo foi o profundo espírito religioso medieval, refletiu-se tanto nas novelas de cavalaria como na poesia de temática religiosa, nas hidrografias e nas obras de devoção.
A Arte Medieval
A partir do Renascimento predominou na cultura ocidental uma concepção da arte como retrato fiel da realidade. Até hoje, para muitas pessoas, a principal qualidade de uma obra é a fidelidade de representação. Nos séculos XIII-XIV (perídodo gótico), o Feudalismo entra em declínio, e a burguesia já aparece como classe social : a pintura,