trovadorismo
LITERATURA PORTUGUESA:
TROVADORISMO
SÃO LUÍS – MA
2013
ANA LÍDIA VIANA BORGES
CLAÚDIA THAYANE DE OLIVEIRA LIMA
ELDIMIR FRANCO NETO
LETICIA COSTA
THALYTA BIANCA
VANESSA RODRIGUES
TROVADORISMO
Trabalho apresentado no Ensino Médio, 1º ano B, do turno vespertino no Colégio Militar 2 de Julho, para obtenção de nota do 1º período na disciplina de Língua Portuguesa.
Prof.: Luiza
SÃO LUÍS – MA
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O Trovadorismo é entendido como uma das primeiras escritas do período medieval, onde eram apreciados através da poesia e diversos estilos e temas dessa época.
Pretende – se com esse trabalho fazer um contexto histórico para melhor entendimento, a seguir mostra-se o conceito de trovadorismo e sua produção literária, exemplificando alguns tipos de trovas, relacionando assim as diferenças entre as cantigas de amigo e as de amor, discorre ainda sobre cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. Logo após fala-se sobre o teatro e sua ligação com a igreja, destacando ainda algumas encenações litúrgicas, comenta-se sobre “teatro Gil Vicentino” e suas manifestações artísticas leigas destacando assim, algumas trovas importantes. Finalmente faz-se a conclusão do assunto intitulado nesse trabalho.
2. LITERATURA: TROVADORISMO
2.1 CONTEXTO HISTÓRICO
Os primeiros registros escritos da literatura portuguesa datam do século XII, momento que coincide com a expulsão dos árabes da península Ibérica e com a formação do Estado português.
Esses textos foram escritos em galego-português, em virtude da integração cultural linguística que na época existia entre Portugal e Galícia, região que hoje pertence à Espanha. Esses primeiros escritos constituem a