Tropicalismo
Disciplina: Artes
Professor: Jeremias Araújo
Data: 07/05/2012
Tropicalismo
• Origem
Em 1967 (final da década de 60), iniciou-se um movimento cultural (musical), chamado tropicalismo.
• Inovações
O tropicalismo teve bastante influência da cultura Pop Brasileira e Internacional... O Tropicalismo, conhecido também como Tropicália, inovou, mesclando aspectos tradicionais da nossa cultura com inovações estéticas tais como a pop art.
O tropicalismo inovando também em conciliar vários estilos musicais presentes na época como o rock samba, bossa nova, bolero e vários outros. As músicas possuíam um tom poético, contendo criticas sociais e abordando temas do cotidiano de forma criativa e inovadora.
• Representantes
Buscando acabar de vez com tudo, liderado por Gilberto Gil e Caetano Veloso, acompanhados de Torquato Neto, Gal Costa, Tom Zé, Maria Bethânia e outros, queriam incorporar a musica popular elementos do pop.
• Liberdade
Essa era a palavra fundamental do movimento, que revolucionou a música popular brasileira, até então dominada pela Bossa Nova.
• Adeptos
Além disso, o tropicalismo não foi um movimento puramente musical, foi um comportamento adotado por todos os gêneros artísticos.
• Deslanchar
O auge desse movimento aconteceu no II Festival da Musica Brasileira em outubro de 1967 apresentando no Domingo no parque, de Gil e Alegria, Alegria, de Caetano Veloso, este mesmo dizia "a esquerda festiva encontrou no festival de 67 sua primeira oportunidade de expor seus recalques e preconceitos". Era algo de novo na ordem da música popular brasileira.
Sem muita definição o movimento ia mesmo assim, incorporando novos dados informativos: som universal musica pop, musica popular moderna.
• Criticas
O movimento tropicalista não possuía como objeto principal utilizar a música como "arma" de combate político à ditadura militar que vigorava no Brasil. Por este motivo, foi muito criticado por aqueles que defendiam