trombose
Jornal de Pediatria
Copyright © 2006 by Sociedade Brasileira de Pediatria doi:10.2223/JPED.1484 ARTIGO
DE
REVISÃO
Portal vein thrombosis in children and adolescents
Trombose de veia porta em crianças e adolescentes
Graziela C. M. Schettino1, Eleonora D. T. Fagundes2, Mariza L. V. Roquete3,
Alexandre R. Ferreira4, Francisco J. Penna5
Resumo
Abstract
Objetivo: Apresentar uma revisão atualizada de trombose de veia porta na infância e adolescência, enfatizando o diagnóstico, suas complicações e tratamento.
Fontes dos dados: Foi realizada revisão da literatura, dos últimos
10 anos, através de pesquisa bibliográfica na Internet nos principais sites de busca médica, como o PubMed e MEDLINE, com enfoque na doença trombose de veia porta e suas repercussões clínicas. As principais palavras-chave e expressões pesquisadas foram: portal vein thrombosis, extra-hepatic portal vein obstruction, prognosis, children, portal hypertension, esophagogastric varices. Além disso, foram consultados os artigos citados nas referências dos trabalhos selecionados na pesquisa inicial e dos livros textos.
Síntese dos dados: A trombose de veia porta é uma das causas mais comuns de hipertensão porta na infância. A apresentação clínica inicial pode ser através de episódios de hemorragia digestiva ou da presença de esplenomegalia em exame clínico de rotina. As principais complicações são a hemorragia digestiva, hiperesplenismo secundário à esplenomegalia, retardo de crescimento e biliopatia portal. O diagnóstico é realizado através da ultra-sonografia abdominal com Doppler.
O tratamento é direcionado para as complicações, incluindo profilaxia primária e secundária de hemorragia digestiva, conseqüente à ruptura de varizes esofágicas, e derivações porto-sistêmicas, em casos selecionados.
Conclusões: A trombose de veia porta é uma das causas mais importantes de hemorragia digestiva em crianças. Esses episódios acarretam impacto