Tromboflebite
2014
Trombos
(Tromboflebite)
Fisiopatologia
O que é Trombose?
Sinônimos: Trombose venosa profunda, coágulos sanguíneos nas pernas
A trombose venosa profunda é a formação de um coágulo sanguíneo em uma veia localizada no interior de uma parte do corpo, geralmente nas pernas.
Os coágulos de sangue são pedaços que surgem quando o sangue endurece até ficar sólido.
Um coágulo sanguíneo que se forma dentro de um vaso sanguíneo ou dentro do coração e se fixa lá é chamado de trombo. Um trombo que se solta e move-se de um lugar do corpo para outro é chamado de êmbolo. O transtorno relacionado a isso é denominado embolia. Por exemplo, um êmbolo que fica preso nos pulmões é chamado de embolia pulmonar.
Às vezes, outros materiais podem agir como um êmbolo e bloquear o fluxo sanguíneo, inclusive:
Ar
Líquido amniótico
Um pedaço de placaaterosclerótica
Glóbulos de gordura
Pequenos pedaços de tumor
Consulte também:
Angina
Embolia arterial
Doença renal ateroembólica
Trombose venosa profunda
Ataque cardíaco
Embolia pulmonar
Trombose da veia renal
Derrame
Tromboflebite
Complicações possíveis
Trombos e êmbolos conseguem se grudar firmemente a um vaso sanguíneo. Eles podem obstruir parcial ou completamente o fluxo de sangue nos vasos.
Uma obstrução no vaso sanguíneo impede o fluxo normal de sangue e oxigênio de alcançar os tecidos naquela localização, sendo denominado isquemia. Se a isquemia não for tratada imediatamente, pode resultar em dano ao tecido ou na morte dos tecidos daquela área.
Causas
A trombose venosa profunda (TVP) afeta principalmente as veias grandes no segmento inferior das pernas e das coxas. O coágulo pode bloquear o fluxo sanguíneo e causar inchaço e dor. Quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, é chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves.
Esquematização de um coágulo sanguíneo
Os