troia
Como é contado por Homero em Odisséia e Ilíada, nossa história começa em 1300 anos antes de Cristo na cidade de Micenas num jantar entre dois reis rivais no comércio : o Rei Príamo de Tróia e o Rei Menelau de Esparta, o motivo do jantar era pra celebrar suas novas alianças nas rotas comerciais. Mais tarde, no fim do jantar os dois reis saem do aposento, deixando o Príncipe Páris com a esposa do anfitrião : Helena, a mulher mais bela do mundo. Os dois conversam e se apaixonam, e então temos duas versões desta parte, a versão grega que diz que Helena fora raptada por Príamo e por sua vez a versão troiana na qual Helena foge com Príamo por sua própria vontade. De qualquer modo, Helena vai para Tróia, quando Menelau retorna de Creta descobre que sua esposa fugiu, O Rei Príamo recusa-se a devolver Helena e diz que agora ela será Helena de Tróia.
O Rei Agamenon, aproveitando-se da situação, junta toda a Grécia para guerrear contra Tróia com o pretexto de recuperar Helena e o orgulho Grego que fora ferido.
Agamenon reune uma frota de dez mil navios com todas as cidades gregas sob seu comando e também um homem peculiar, um guerreiro imortal que terá seu nome lembrado por toda a eternidade : Áquiles. Com o maior exército e o maior guerreiro, Agamenon estava certo de sua vitória.
O cerco de Tróia dura 10 anos, é dito que as muralhas de Tróia conseguiam resistir ao mais forte cerco. O Rei Menelau desafia o Principe Páris para um duelo de vida ou morte por Helena. O combate não é muito disputado pois Páris não é um guerreiro como Menelau, Páris foge da batalha e é chamado por covarde por todos, até os troianos.
Mais tarde, após o Príncipe Heitor, filho mais velho de Príamo matar em um combate entre os dois exércitos o companheiro de Áquiles : Pátroclo. Áquiles enfurecido, vai aos portões de Tróia desafiar Heitor para um duelo até a morte. Ápos uma feroz batalha, Áquiles sai campeão e amarra o corpo de Heitor ao seu cavalo e da