Trocadores
1.1- INTRODUÇÃO:
O processo de troca de calor entre dois fluidos que estão em diferentes temperaturas e separados por uma parede sólida ocorre em muitas ap licações da engenharia. Os equipamentos usados para implementar esta troca são denominados trocadores de calor
, e aplicações específicas podem ser encontradas em aquecimento e condicionamento de ambiente, recuperação de calor, processos químicos, etc. Como aplicações mais comuns deste tipo de equipamento temos : Aquecedores, resfriadores, cond ensadores, evaporadores, torres de refrigeração, caldeiras, etc.
O projeto completo de trocadores de calor pode ser subdividido em três fases principais :
•
a análise térmica;
•
o projeto mecânico preliminar;
•
o projeto de fabricação;
Neste curso será enfocada a análise térmica
, que consiste na determinação da área de troca de calor requerida, dadas as condições de escoamento e temperaturas dos fluidos. O projeto mecânico envolve considerações sobre pressões e tem peraturas de operação, características de corrosão, etc. Finalmente, o projeto de fabricação requer a tradução das características e dimensões físicas em uma unidade que possa ser cons truída a um baixo custo.
1.2 – CLASSIFICAÇÃO DE TROCADORES DE CALOR
1.2.1 – CLASSIFICAÇÃO DE ACORDO COM PROCESSOS DE TR
ANSFERÊNCIA
Nesta categoria, os trocadores de calor são classif icados em:
•
contato indireto
•
contato direto
I - TROCADORES DE CALOR DE CONTATO INDIRETO
Em um trocador de contato indireto, os fluidos perm anecem separados e o calor é transferido continuamente através de uma parede, pela qual se r ealiza a transferência de calor. Os trocadores de contato indireto classificam-se em:
•
transferência direta
•
armazenamento
I.1- Tipo de Trocadores de Transferência Direta
Neste tipo, há um fluxo contínuo de calor do fluido quente ao frio através de uma parede que os separa. Não há mistura entre eles, pois