trocador de calor regenerador
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
TROCADORES DE CALOR REGENERADORES
Lorena – SP
2012
Sumário
1. Introdução
Trocador de calor é o dispositivo usado para realizar o processo da troca térmica entre dois fluidos em diferentes temperaturas. Este processo é comum em muitas aplicações da Engenharia tais como: refrigeração e condicionamento de ar. Podemos utilizá-los no aquecimento e resfriamento de ambientes, no condicionamento de ar, na produção de energia, na recuperação de calor e no processo químico, produção automotiva, produção de offshore de óleo e gás, produção de aço e outros metais, mineração, etc. Em virtude das muitas aplicações importantes, a pesquisa e o desenvolvimento dos trocadores de calor têm uma longa história, mas ainda hoje se busca aperfeiçoar o projeto e o desempenho de trocadores baseados na crescente preocupação pela conservação de energia.
2. Trocadores de calor regeneradores
São os trocadores de calor nos quais os fluidos escoam alternadamente através de um elemento térmico destinado a reter e a liberar calor dos fluidos. Utilizados na prática apenas com gases. Chamados também de trocador de armazenamento.
O regenerador é um tipo especial de trocador de calor frequentemente utilizado para pré-aquecer o ar em fornos. Seu princípio de funcionamento consiste em transferir calor dos gases de combustão para um sólido e depois extrair o calor sensível do sólido pré-aquecendo o ar de combustão. A operação contínua do regenerador ocorre de forma intermitente ora aquecendo o sólido ora transferindo calor do sólido para o ar.
O regenerador consta de uma ou mais passagens para o escoamento que estão parcialmente cheias com bolinhas solidas ou inserções metálicas. Durante uma parte do ciclo as inserções armazenam energia interna, quando o fluido quente escoa sobre suas superfícies. Durante a outra parte do ciclo a energia interna