Trabalho temático MST
FUNDAMENTOS DA REALIDADE BRASILEIRA E CIDADANIA
Trabalho Temático
MST
Daniel Henrique Götems e Filipe Menno Heinle
Resumo da Temática
Neste trabalho temático sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), procuramos abordar aspectos importantes deste movimento social brasileiro. Tal movimento surgiu em meados de 1978 e 1984, através de milhares de trabalhadores rurais que se uniram para pressionar o governo em busca de terras para cultivar e financiamento de safras.
O movimento visa através da organização, ocupar terras improdutivas, reivindicando o direito de utilizar as mesmas para produção agrícola. Assim o MST pressiona o governo, que não agiu de maneira rápida para solucionar o problema agrário brasileiro, obrigando-o a comprar as terras para que o movimento as receba e as utilize agrariamente.
Acontece que grande parte da sociedade brasileira não vê com bons olhos o MST, isso porque o movimento utiliza-se muitas vezes da força e da violência para ocupar as terras improdutivas. Sendo que há divergências de que o movimento só ocupa terras realmente improdutivas, diz-se que a partir de certo ponto o MST cresceu tanto que passou a ocupar tanto terras improdutivas quanto produtivas.
O MST é atualmente considerado um movimento socioterritorial isso porque busca sempre a ocupação de novos territórios, ou seja, a partir da conquista de determinada área, já se vislumbra a ocupação de uma nova área. A união destas áreas conquistadas chamamos de territorialização.
Buscamos pesquisar os motivos que causaram o surgimento do MST, dentre eles destacamos a falta de uma política agrária eficiente no país. A reforma agrária brasileira ainda é discutida e não é aprovada. Ao invés disso o governo brasileiro prefere seguir comprando terras e as distribuindo de maneira desorganizada. A partir disso vemos que o MST é uma causa, dentre outros fatores, da falta de uma grande reforma agrária no país.
Desde a criação do movimento até