Triste Fim De Policarpo Quaresma 1
Policarpo
Quaresma
1-Como era o Brasil na época em que se passa o romance, sua sociedade, mentalidade e politica?
O Brasil no período em o livro foi publicado era o
Brasil da republica do café com leite, onde na época o país passava por varias revoltas ao longo de sua extensão. A população do país era de aproximadamente de 80% analfabeta e viviam em locais afastados das cidades grandes e suas mentes eram bem rurais, com pensamentos um tanto antigos.
2-Algumas características descritas por Lima
Barreto em “Triste fim de Policarpo Quaresma” sobre os brasileiros e seus costumes mudaram aquela época pra cá, outras não. Em sua opinião, quais delas permanecem as mesmas?
No livro triste fim de Policarpo Quaresma, as pessoas viviam na época do coronelismo, governado por Floriano Peixoto no início da
Primeira Republica em meados do século XX. De lá para cá muita coisa em relação ao povo mudou, pois a situação política do Brasil sofreu uma transição com o passar dos anos, hoje em dia vivemos em uma democracia, onde temos o direito de escolher e votar em qualquer candidato que quisermos, diferente da época do coronelismo. 3-Como você descreveria a voz narrativa que desenvolve a história de "Triste fim de Policarpo Quaresma"?
A narração é feita em terceira pessoa, "narrador onisciente". Em pequenos trechos a história é contada pelos próprios personagens. O autor conduz simultaneamente vários núcleos dramáticos (várias histórias) ele ás vezes antecipa alguns fatos para, em "flashbacks", voltar atrás e explicar como as coisas sucederam.
4- Qual a discussão proposta pelo romance?
A mensagem que o livro (Triste Fim de
Policarpo Quaresma) transmite é de como essa
República brasileira traiu as promessas, como ela abordou os desejos e aspirações que ela trouxe consigo e acabou construindo uma realidade que é o inverso daquilo que propunha... e como essa sociedade profundamente injusta e desigual ainda prevalece; ele talvez tenha sido o primeiro