trilho de ar
CURSO: ENGENHARIA
PROFESSOR:
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
2° LEI DE NEWTON/RELAÇÃO ENTRE FORÇARESULTANTE E ACELERAÇÃO.
VITÓRIA
MARÇO/2013
1 INTRODUÇÃO
As leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Newton descreve a relação entre forças agindo sobre um corpo e seu movimento causado pelas forças. Essas leis foram expressas nas mais diferentes formas nos últimos três séculos, nesse trabalho veremos a relação entre força resultante e aceleração.
3 TEORIA
A Segunda Lei de Newton, também chamada de Princípio Fundamental da Dinâmica, foi estabelecida pelo cientista inglês Isaac Newton ao estudar a causa dos movimentos.
Este princípio consiste na afirmação de que um corpo em repouso necessita da aplicação de uma força para que possa se movimentar, e para que um corpo em movimento pare é necessária à aplicação de uma força.
Um corpo adquire velocidade e sentido de acordo com a intensidade da aplicação da força, ou seja, quanto maior for à força maior será a aceleração adquirida pelo corpo.
Se existe a ação de forças ou a resultante das forças atuantes sobre um corpo não é nula, ele sofrerá a ação de uma aceleração inversamente proporcional à sua massa.
Pode-se concluir então, que ao atuar uma resultante de forças não nula sobre um corpo, este corpo ficará sujeito à ação de uma aceleração.
Esta aceleração será maior quando um corpo tiver uma massa menor.
A equação acima envolve a resultante das forças, isto é, o efeito combinado de todas as forças que atuam no corpo. A não ser no caso de atuar somente uma força no corpo, em que a resultante é a própria força.
Outra observação importante é que se trata de uma equação vectorial, entre duas grandezas vectoriais, o que indica que a força resultante terá a mesma direção e sentido da aceleração e vice-versa.
4 CONCEITOS
Aceleração: É taxa de