Trigonometria
Índice
- A trigonometria e a sua aplicação no quotidiano.
- O que se pode fazer com Trigonometria?
- Trigonometria e arquitetura
- Navegação, geografia e astronomia
- Imagem digital
A trigonometria e a sua aplicação no quotidiano
O objetivo principal da trigonometria é determinar medidas de ângulos e distâncias inacessíveis. Seu surgimento é atribuído aos estudos trigonométricos e suas bases estão associadas aos elementos do triângulo. As situações envolvendo ângulos e medidas no cotidiano são comparadas às figuras triangulares no intuito da aplicação das relações e razões trigonométricas. As relações trigonométricas são o seno, o cosseno e a tangente. Observe a formação das relações:
O que se pode fazer com Trigonometria? Historicamente, a trigonometria foi desenvolvida para resolver problemas de astronomia e de Geografia, mas os cientistas têm utilizado a Trigonometria há séculos para resolver muitas outras coisas. Além de aplicações dentro da própria Matemática, a Trigonometria é usada na Física, na Engenharia e na Química.
Dentro da Matemática, a Trigonometria é usada em Geometria é especialmente no Cálculo (onde está talvez a sua maior aplicação), na Álgebra
Linear e na Estatística. Como essas disciplinas são utilizadas em todas as ciências naturais e sociais, a Trigonometria é um conhecimento extremamente útil.
Exemplo 1:
Um poste de 4 metros de altura projeta uma sombra de 4√3 metros sobre o solo. Qual é a inclinação dos raios luminosos que originaram a sombra?
A inclinação dos raios solares é de 30º.
Exemplo 2
Uma inclinação tem 40 metros de comprimento e forma com o plano horizontal um ângulo de 30º. A que altura está situado o ponto mais alto da inclinação?
O ponto mais alto da inclinação está situado a 20 metros do solo.
Também pode ser utilizada em:
Trigonometria e arquitetura
Não é possível separar a