trigonometria
Maicon Roberto Horn
Dilmar Mozzer
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Matemática (MAD0158) – Estágio
04/11/2013
RESUMO
A vivência de estágio em sala de aula é o objeto do trabalho aqui apresentado, relatando as experiências e rotinas do professor titular da disciplina bem como o ponto de vista do observador que se torna responsável pela turma por cinco horas e neste período tenta transmitir o conhecimento teórico dentro do cronograma que a turma tem que seguir. O enfoque geral é no comportamento da classe com a mudança do professor e no que isso impacta na aprendizagem, pois mudando o professor, muda a forma de abordar o assunto. Dentro deste panorama, observa-se uma escola muito organizada, relativamente incorporada à comunidade e de grande potencial educacional.
Palavras-chave: Conhecimento. Ensino-aprendizagem. Didática.
1 INTRODUÇÃO
Constantemente os professores de Matemática, bem como os de outras disciplinas da área das exatas – são questionados sobre o processo de ensino-aprendizagem e como os conceitos são ensinados na escola. Há o questionamento de como se aprende Matemática hoje, tendo em vista as mudanças na sociedade e os avanços em diversas áreas tecnológicas. Enfim, questiona-se como a Matemática está sendo inserida nesse processo, como as escolas e os professores estão lidando com a concepção do ensino-aprendizagem e a prática docente, tendo clara a necessidade de buscar novas formas de ensinar e aprender os conceitos matemáticos, devendo ser a preocupação dos docentes.
Sabe-se que a típica aula de matemática em nível de primeiro, segundo ou terceiro graus ainda é uma aula expositiva, em que o professor passa para o quadro negro aquilo que ele julgar importante. O aluno, por sua vez, copia da lousa para o seu caderno e em seguida procura fazer exercícios de aplicação, que nada mais são do que uma repetição na aplicação de um modelo de solução apresentado pelo professor. Essa prática