Trifásicos
Um transformador trifásico é uma unidade transformadora projetada para receber três fases no enrolamento primário, fornecendo uma determinada tensão em três fases no enrolamento secundário, que pode possuir além das três fases, uma saída para um condutor neutro.
O transformador trifásico, propriamente dito, é composto por um único núcleo ferromagnético envolvido por seis enrolamentos, sendo dois deles (primário e o secundário) para cada uma das três fases. No entanto, uma unidade transformadora trifásica pode ser obtida por meio de três transformadores monofásicos, apropriadamente interligados para operação trifásica. Esta associação de transformadores monofásicos é denominada de banco de transformadores monofásicos. Um transformador trifásico, se comparado com um banco de transformadores, é mais leve, compacto, possui um menor custo, a operação é mais simples e é um pouco mais eficiente. A utilização de um banco se torna mais interessante, por exemplo, em casos em que há a necessidade de um transformador reserva, para casos em que há falhas em uma das fases, deste modo a substituição é mais rápida e a armazenagem exige menos espaço.
A unidade de transformação trifásica obtida por um banco de transformadores exige as seguintes precauções:
- Cada unidade do banco deverá ter a mesma relação de transformação, ou uma diferença máxima de 0,5%, como recomenda a IEEE;
- Deverá ser observada a polaridade de cada unidade;
- As impedâncias das unidades deverão ter o valor mais próximo possível quando referidas em PU;
ASPECTOS CONSTRUTIVOS
Quando se refere aos aspectos construtivos de transformadores, há diversos temas para se abordar, como o núcleo, as bobinas, o tipo de material isolante, entre outros. No entanto, neste trabalho, será abordado apenas os aspectos construtivos do núcleo. Dentre os tipos de núcleo, será destacado os núcleos do tipo envolvido (ou do tipo core) e do tipo envolvente (ou do tipo shell).
Em um