Tricomas
Os tricomas, também denominados por pêlos, nascem por crescimento localizado de células epidérmicas individuais. Estão ligados à epiderme com sua parte inferior, o pè, enquanto que o pedúnculo se projeta. A sua estrutura está associada a funções, e há dezenas de variações em sua forma. A sua presença, densidade e morfologia são características úteis na identificação de muitas espécies.Alguns tipos de tricomas:
Tectores
Podem ser unicelulares, como por exemplo, as “fibras” de algodão que são tricomas da semente do algodoeiro, formados por uma única célula que se projeta para fora da epiderme e apresentam paredes secundárias celulósicas espessadas. Existem ainda os tricomas multicelulares e ramificados ou não. Os tricomas tectores não produzem nenhum tipo de secreção e acredita-se que possam, entre outras funções, reduzir a perda de água por transpiração das plantas que vivem em ambientes secos, auxiliar na defesa contra insetos predadores e diminuir a incidência luminosa.
Tricomas simples unicelulares Imagen de Gonzalez & Arbo 2004
Tricomas multicelulares
Foto de Barthlott, W. -Nultsh, W. Botânica geral. Editora ArtMed 2000.
Tricoma unicelular ramificado www.jic.bbsrc.ac.uk/
Secretores
Esses tricomas possuem um pedúnculo e uma cabeça (uni ou pluricelular) e, uma célula basal inserida na epiderme. A cabeça geralmente é a porção secretora do tricoma. Estes são cobertos por uma cutícula. A secreção pode ser acumulada entre a célula da cabeça e a cutícula e com o rompimento desta, a secreção é liberada ou a secreção pode ir sendo liberada gradualmente através de poros existentes na parede. Estes tricomas podem apresentar funções variadas dentre elas: produção de substâncias irritantes ou repelentes, para afastar os predadores; substâncias viscosas para prender os insetos, substâncias aromáticas para atrair polinizadores, etc.
Tricomas secretores glandulares largos www.biologia.edu.ar Tricoma